terça-feira, 23 de abril de 2013

OGUM MALE


Ogum Trono Masculino e Universal da Lei.


Ogum Guerreiro Cósmico Pacificador.
Na Bahia Pai Ogum sincretiza com Santo Antonio de Pádua, nos demais Estados, em geral é sincretizado com São Jorge e celebrado em 23 de abril.

Orixá Mallet?
R: Na estruturação da Umbanda no Brasil,um dos espíritos designados nessa missão foi o espírito do Orixá Mallet (da vibração de Ogum), ele começa a se manifestar como um caboclo trabalhando na linha de Ogum, uma entidade que se dizia já ter encarnado como um Rajá Malaio,  desceu em terra pela Umbanda em 1913, cinco anos após o Caboclo Sete Encruzilhadas ter se manifestado.
O espírito Orixá Mallet(da vibração de Ogum), rapidamente alcançou lugar destacado na Umbanda, passando a atuar nos trabalhos de desmanche e magia, e sendo respeitado pelas outras entidades do Sr. Zélio, principalmente por Pai Antônio e pelo próprio Caboclo das Sete Encruzilhadas. Trabalhava com animais em seus trabalhos, mas os mantinham vivos. De um “temperamento” forte, tanto podia promover materializações de borboletas, proteger pombas, como atirar pedras em médiuns.

Sobre as oferendas de Ogum?
R: O ritual para elaboração da comida de Ogum foi trazida pelo Orixá Mallet, que seria um sarapatel, que era feito de miúdos de porco castrado, que na época era contra os princípios do Caboclo Sete Encruzilhadas.


Leal de Souza, em seu livro, relata que em uma reunião fechada, com cerca de 20 pessoas, o espírito Orixá Mallet(da vibração de Ogum) começou a traçar pontos no chão, e levou a mão até eles, e dali se materializaram duas borboletas amarelas, em seguida tocou a mão do próprio Leal de Souza depositando ali a terceira borboleta, dizendo que ele veria a borboleta ao chegar em sua casa, e também em seu trabalho. E assim foi, chegando tarde da noite dos trabalhos mediúnicos, encontrou a borboleta amarela ao chegar em casa, e no dia seguinte, dentro do local onde trabalhava, seus colegas, surpresos, constataram que uma borboleta amarela pousava sobre sua cabeça.

O que representa Ogum?
R: Ogum é a Lei, cujo símbolo é a espada, que por sua vez representa o caminho reto, a retidão de caráter, a honra, a honestidade.

- Perante a Lei não existe “mais ou menos”,

- Não se pode ser “mais ou menos honesto”

- Não se pode estar no caminho reto ou não

- Se esta respeitando a Lei Divina, a si mesmo e ao próximo, ou não se está.


Basta sairmos do caminho reto para sermos alcançados por suas irradiações retas e cortantes, independente de nossa vontade


- Suas irradiações retas são simbolizadas por suas “Sete Lanças”

- Suas irradiações cortantes pelas suas “Sete Espadas”

- Suas irradiações de proteção “legal” e é simbolizada pelos seus “Sete Escudos”.


Ogum é um pai exigente?
R: Sim, pois cobra seus filhos o tempo todo e os treina para serem taxativos: não hesitando em “comprar batalhas” para defender os amigos e aqueles que agem com respeito à Lei de Deus e ao próximo, mas se afastam dos que agem com desonestidade e deslealdade.


Ogum intercede em nosso favor?
R: Lógico, ele nos protege e nos corrige todo o tempo, diante dos conflitos que nós mesmos geramos, pois geramos as guerras, as demandas, os fechamentos de caminhos, pois somos  seres totalmente desequilibrados e na maioria das vezes ordenador de caos,  para nós, em nós e para os nossos semelhantes, e isso ele faz não só pelos os “filhos de fé”, filhos de umbanda e candomblé que o cultuam, mas por todos nós seres humanos, filhos de Deus e irmãos em Deus e que basta ter fé nele para que ele atue em nossas vidas.


Qual a primeira “batalha” que Pai Ogum nos ensina?
R: É a de realizar e vencer os vícios e a desordem interna para que, uma vez equilibrados, possamos atrair situações e relacionamentos ordenados, livres da desordem que nasce do desrespeito à Lei Maior e à Justiça Divina.

Cabe observar também que o ferro é o elemento químico essencial para a formação dos glóbulos vermelhos. Da mesma forma como sua carência torna o indivíduo anêmico, a carência da raiz energética de Ogum cria uma espécie de anemia espiritual, ou seja, uma falta de coragem e de disposição para lutar pelo próprio desenvolvimento. É por causa dessa função revitalizadora que Ogum é apresentado nos mitos africanos como o orixá que vem na frente, o pioneiro na tarefa de descer à Terra e acordar os homens.

SARAVA UMBANDA
DULCE




Nenhum comentário:

Postar um comentário