NOSSA SENHORA DAS NEVES
Muita gente já ouviu falar na devoção de Nossa Senhora das Neves, inclusive o dia dedicado a ELA no calendário litúrgico de nossa Igreja Católica 05 de agosto.
No ano de 363 vivia em Roma um ilustre descendente de nobre família romana, o qual, não possuindo herdeiros, resolveu, em combinação com a esposa, consagrar sua imensa fortuna à glória de DEUS e em honra a Santíssima virgem MARIA.
Na noite de 4 para 5 de agosto estava pensando seriamente no assunto, quando a Rainha do Céu apareceu-lhe em sonhos e disse-lhe:
Edificar-me-eis uma basílica na colina de Roma que amanhã aparecerá coberta de neve".
A população da cidade acudiu ao lugar do prodígio e até mesmo o Papa Libério que recebeu a mesma revelação também em sonho, acompanhado de todo o clero, para lá se dirigiu.
Logo depois de iniciada a construção, a basílica foi denominada de Nossa Senhora das Neves, devido ao fenômeno climático.
Esse templo é conhecido universalmente pelo nome de Santa Maria Maior, sendo a mais importante entre todas as igrejas de Roma dedicada à Virgem Maria.
É a primeira Igreja dedicada a Virgem Maria no Ocidente, e uma das mais belas e adornadas de toda a cidade.
Abriga entre outras coisas um relicário com um pedaço da manjedoura do menino Jesus.
EWÁ
Divindade do canto e alegria, Senhora das transformações orgânicas e inorgânicas.
Deusa da mutação, de belas transformações, divindade de raro encanto e beleza.
Ewá é simbolizada pelos raios brancos do sol, da neve, o sumo branco das folhas, o branco do arco-íris, os espermatozoides, a saliva e, ainda, o rio Yewa e a lagoa do mesmo nome.
Orixá dos astros, guerreira valente, é também a Orixá das florestas. É uma Santa muito difícil de aparecer no Brasil,
ela requer muita consciência.
Conseguiu frustrar a vingança de Oyá, afastou de si a morte certa.
- As virgens contam com a proteção de Ewá
- Tudo que é inexplorado conta com a sua proteção: a mata virgem, as moças virgens, rios e lagos onde não se pode nadar ou navegar.
Não roda na cabeça de homem, mais a própria Ewá acreditam alguns, só rodaria na cabeça de mulheres virgens (o que não se pode comprovar), pois ela mesma seria uma virgem, a virgem da mata virgem dos LÁBIOS DE MEL.
Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos, Orunmilá lhe concedeu.
Ewá foi uma cobra muito má e por isso foi mandada embora. Acabou encontrando abrigo entre os Iorubás, que a transformaram em uma cobra boa e bela.
A metade feminina de Oxumaré. Por esse motivo, Oxumaré e Ewá, em qualquer ocasião, dançam juntos.
Oxalá transforma Ewá nas estrelas do céu, e cede para ela a faixa branca do arco íris para sempre estar em condições de ver e e estar ao lado do seu amor Oxumaré.
Talvez por não se achar merecedora da felicidade, Ewá não alcança Oxumaré nunca, como retas paralelas que se encontram no infinito, está fadada a contemplá-lo de longe com seus olhos tristes.
Ela veio ao mundo para dizer que nunca deveria ter saído da companhia das estrelas, pois com a beleza de sua luz, do alto pode proteger muito mais os homens e contemplar a eterna e constante mudança do objeto do seu amor, razão pela qual a diferencia, já que ao viver sua própria vida, a confunde com a vida daquele a quem ama.
EWÁ VIVE COM O ARCO ÍRIS COMPARTILHANDO COM ELE OS SEGREDOS DO UNIVERSO.
Dia da semana: Sábado
Cores: Vermelho Vivo, Coral e Rosa
Símbolos: Ejô (cobra) e Espada, Ofá (lança ou arpão)
Elementos: Florestas, Céu Rosado, Astros e Estrelas, Água de Rios e Lagoas
Domínios: Beleza, Vidência (sensibilidade, sexto sentido), Criatividade
Saudação: Ri Ro Ewá!
SARAVA UMBANDA
DULCE

Nenhum comentário:
Postar um comentário