N`jila em Kikoongo significa: Caminho.

PAMBU N`JILA,
que pode ser
traduzido como
“Aquele que
conhece o
caminho mais
curto”.
Receberam por este trabalho o título de Aluvaiá (mensageiro).
São sempre e em qualquer ocasião os primeiros a serem chamados, a receberem oferendas, etc.
São os nossos Guardiões (Nlundi), que abrem e fecham as “porteiras” de nossa aura, permitindo ou não a penetração das energias com as quais lidamos e convivemos durante toda a nossa vida.
Se nosso contato com Eles for fraco, menos força Eles têm para nos defender,
Fortalecemos nossa ligação com Eles a cada vez que façamos uma oferenda por exemplo: levando nosso pensamento a Eles, quando oferecemos velas, uma garrafa de cachaça entregue na encruzilhada, uma rosa vermelha, etc..

Muitos querem igualar os Pambu N`jila ao diabo, por total ignorância, colocando Neles chifres e rabos.
Diabo vem da palavra diavolo que significa “o mentiroso” e a palavra demônio é formada por demos, que significa povo (democracia, demonstração, etc.) e ions, que significa ligação; portanto podemos afirmar que Pambu N`jila é um demônio e que o diabo nem demônio é.
Em kikoongo a palavra que os padres que montaram o dicionário de português-kikoongo e kikoongo-português, encontraram para diabo foi “temba” que, ao pé da letra, significa “o mal dentro de nós”, pois nossos Ancestrais, assim como nós, não acreditamos em um ser extracorpóreo que nos force ou nos conduza a praticar o mal contra a nossa vontade.
A palavra tentação vem de tester (grego) que significa teste ou prova. Quando caímos em tentação, na realidade estamos enfrentando um teste ou uma prova, que só nossa consciência, pelo livre arbítrio, poderá suplantar ou não, deixando-nos, sempre, responsáveis pela conseqüência de nossos atos, pensamentos e palavras.
Respondem a qualquer hora do dia e as cores reservadas a eles são a preta e a vermelha juntas.
Parte do texto escrito por Mãe Renata de Iansã.
SARAVA UMBANDA
DULCE
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