sexta-feira, 31 de maio de 2013

ALMAS E ANGOLA



O ritual Almas e Angola busca 

afirmações nas lendas dos 

orixás africanos mesclada com a 

historia dos santos católicos.


Constitui numa seita onde se cultua os Orixás (forças da natureza que influenciam o homem e seu ambiente). A forma do culto aos Orixás está ligada à mitologia africana, mais precisamente da região de Angola, embora a nomenclatura usada nesse ritual tem muita influência da região de Iorubá (Keto e Nagô). A própria palavra Orixá é um exemplo disso.
A metodologia ritualística do Almas e Angola se resume em fazer renascer, firmar, desenvolver e aperfeiçoar o orixá que está dentro de nós (o nosso Anjo da Guarda). Isso se faz no decorrer do desenvolvimento das faculdades mediúnicas onde o filho de santo galga os sete passos em direção ao assentamento de seu orixá em seu ori (palavra nagô que significa cabeça, chacra coronário ou coroa).

Segundo a mitologia, 

Orixá é uma força 
energética da natureza 
que influencia e 
comanda os caminhos do 
homem e do seu meio 
ambiente. 


Cada indivíduo tem o seu Orixá que o protege e  orienta.
O ritual Almas e Angola se constitui no mais completo ritual umbandista da atualidade.
Assemelha ao Candomblé, quando o filho de santo é recolhido no terreiro e fica determinado tempo para as práticas de feitura de seu Orixá que é culminada com a apresentação desse Orixá ao meio umbandista na Saída de Camarinha, uma festa tradicional e muito conceituada entre os praticantes dessa religião.
Almas são espíritos desencarnados, geralmente nossos ancestrais familiares ou não, que incorporam no filho de santo para as práticas características da Umbanda, isto é, os passes, consultas, rezas, mirongas, trabalhos, descarrego  etc. Sua apresentação são de pretos-velhos (antigos escravos) que simbolizam a humildade perante o sofrimento, os caboclos (índios nativos do Brasil) que representam a luta contra os obsessores e a cura pelas plantas e os exus (espíritos de qualquer natureza) que se caracterizam pela, alegria, descontração mas que detém o poder da magia.
Assim uma definição do ritual Almas e Angola seria pelo menos desastrosa, pois muitos são os ramos que contribuíram para a sua formação e vários são os mistérios que envolvem essa prática. Só mesmo os praticantes tem condições de avaliar a profundeza de conceituação e o fundamento do ritual Almas e Angola.
Na verdade, o objetivo final de toda e qualquer religião é o desenvolvimento das faculdades mediúnicas inerentes a todo ser humano e o Almas e Angola segue este rumo.
Através desta mitologia o médium, agora chamado de filho de santo, procura se conhecer e chegar as suas conclusões a respeito de tudo o que o envolve e o influencia e também como ele pode influenciar no seu destino.
O ritual possui sete graus de iniciação ritualísticas:
  • 1    Batismo ou confirmação de Batismo
  • 2    Bori (dar de comida à cabeça)
  • 3    Pai ou Mãe Pequena
  • 4    Babalaorixá ou Ialorixá
  • 5    Reforço de 7 anos
  • 6    Reforço de 14 anos
  • 7    Reforço de 21 anos

O Orixás cultuados são: Oxalá, Ogum, Oxum, Xangô, Obaluaiê, Iemanjá, Iansã, Nanã, Oxossi, Ibeji e Exú.

IDENTIFICAÇÃO DE UM TERREIRO DE ALMAS E ANGOLA

1) - No congá ou altar a posição dos orixás varia muito pouco de um terreiro para o outro, porém três orixás têm seu lugar definido em todos eles:
Oxalá

Ocupa o lugar de destaque, no alto e no centro do conga.
Bejada
Fica embaixo e à direita de Oxalá.
Obaluaiê
Fica à esquerda  de Oxalá.
Nanã
Quando esta não é orixá dona da casa, deve ser posicionado aos pés de Oxalá.
Orixás donos da Casa de Santo
Ficam à direita e à esquerda, um pouco abaixo de Oxalá.
Orixá dono do ori do zelador da casa
À direita deve ficar o orixá dono do ori do zelador da casa (Pai ou Mãe de Santo).
Demais Orixás
São posicionados entre os orixás, isso conforme a hierarquia do dono do terreiro.


2) - A estrutura física ou seja seu ambiente basicamente assim se constitui:
Entrada
- Possui um local de proteção espiritual chamado tranqueira onde se encontra firmado o povo de esquerda para dar segurança espiritual aos trabalhos.
- Existem dois recintos, separados do corpo da construção:
1) Chamado de Cangira ou Casa de Exú onde estão os fundamentos dessas entidades.
2) Chamada de Casa das Almas, local destinado aos Pretos Velhos e os fundamentos das almas.

Salão
 - Possui tamanho variável com separações bem definidas e entendidas por todos os conhecedores do ritual, onde ocorre a manifestação dos orixás, o local para os Ogãs e o local para os assistentes.
- Em cada lado existem duas peças de tamanho suficiente para uma pessoa deitar, chamadas Camarinha, situados em ambos os lados do congá com medidas variáveis, via de regra com um metro de largura por dois metros de comprimento cada, destinado ao recolhimento do filho de santo quando de suas obrigações de feitura de santo.
- Nos quatro cantos existem cruzes brancas simbolizando os quatro cantos do mundo ou do universo representando os orixás guardiões da casa de santo.
Meio do Salão
- À uma cruz simbolizando a fé de todos os filhos em Oxalá. A estrela de cinco pontas também simboliza o homem de braços e pernas abertos, prostrado com a cabeça no chão, aos pés de Oxalá, implorando misericórdia. As cores variam conforme o orixá mandante na casa
Cozinha
- Anexo  ao salão, onde é preparado a comida de santo, e podendo até ser utilizado pelo dirigente da casa. 
Quarto de Santo
- Anexo ao salão, onde são guardados os preceitos e fundamentos do ritual.
Sala dos Cambones
- Anexo ao salão.
Vestiários
- Anexo ao salão.
Sanitários
- Anexo ao salão.


SARAVA UMBANDA
DULCE

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